Clara e a garota do espelho - Resenha


"A menina que reside no espelho de Clara carrega muitos sonhos dentro do coração – como a de uma bailarina em um conto de fadas, esperando um grande amor –, mas a insegurança a faz se sentir cada vez mais triste, e nada que ela faça parece ser o sufi ciente para vê-la feliz. Esta emocionante narrativa, repleta de fantasias, nos conduz a um conflito que pode ocorrer com qualquer um: a insatisfação que nos leva a trilhar caminhos como o da anorexia e o da bulimia. De forma secreta e silenciosa, nossa imagem passa a não ser mais refletida de forma íntegra, e sim distorcida, e os sonhos parecem se esvair. O que acontecerá quando Clara reconhecer a própria imagem?"

Título: Clara e a Garota do Espelho

Autor: Parla de Paula

Editora:  Novos Talentos da Literatura Brasileira

Páginas: 408

Ano: 2014 

📖Resenha: 

No começo da história temos Aneliese, uma princesa que está de casamento marcado e assim será afastada cruelmente de seu amado, Marcus, com quem vive um amor proibido. 

Logo depois somos apresentados a Clara,  uma garota sonhadora, que mora com seus avós em Ituaçu- cidade do interior da Bahia- e espera terminar o ensino médio para poder morar com sua mãe e realizar seu sonho de se tornar uma bailarina profissional. 

Espera que aquele seja mais um ano letivo normal, acompanhada de suas amigas Rafaela e Stefani, até que é surpreendida pela chegada de três intercambistas, quem mexem com os ânimos de toda a escola. 

Logo que ela vê Phelipe, um dos meninos novos, fica interessada nele, aos poucos vão se tornando amigos e o interesse vai crescendo, mas ela  não consegue se declarar, pois, além de ser tímida ao extremo, é muito insegura. Quando menos se espera, Phelipe está namorando Lorena, a típica garota popular e idiota. 

Entre as inseguranças que rodeiam sua mente, acaba acreditando que se perdesse um pouco mais de peso ficaria mais segura e bonita, pesquisando na internet Clara é apresentada a Ana (Anorexia) e a Mia (Bulimia) e decide que no momento elas são a solução mais rápida para seus problemas. 

Finalmente, achando que seus problemas estão resolvidos, ela começa a ter sonhos repetitivos onde está fugindo de um homem e se depara com uma questão: por que a garota que ela via no espelho continuava triste? Mesmo ela se esforçando para agradá-la.

Tendo um clima completamente dramático,  nos capítulos finais ganha um clima de contos de fadas, destoando um pouco a leitura. Mesmo que no começo do livro apresente uma leve ideia desse assunto, de repente, somos jogados a uma história de príncipes e princesas que traz o espiritismo, abordado quase que sem profundidade.

O livro é um romance nacional fofinho, que aborda temas sérios com uma leveza e nos faz mergulhar no drama da protagonista, querer chorar junto a Clara, querer ajudá-la. Por vezes o livro se torna desgastante, com descrições excessivas de lugares e personagens, mas logo acontece algo de interessante que prende a atenção. 

Adquira em: https://amzn.to/3WaWcfG


Postar um comentário

0 Comentários