A ultima festa - Resenha

"Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado.
Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados.
Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anuncia aos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento."

Título: A Lista de Convidados

Autor: Lucy Foley  

Editora: Intrínseca

Páginas: 304

Ano: 2020

Resenha 📖:

Julie é uma mulher extremamente bem sucedida e está prestes a se casar com Will, um ator bonitão de sucesso, o casamento vai ser realizado na Ilha Cormorant, ou Ins an Amplóra, localizada na Irlanda, e tudo que os convidados precisam fazer é desfrutar do que promete ser o casamento do ano, mas durante a festa as coisas ficam complicadas, um grito e um corpo, a festa perfeita está ameaçada.

Cada capítulo é narrado pelo ponto de vista de um personagem que está presente na festa, vemos Julie, a noiva, brincar sobre toda a sua tentativa de perfeição, e apenas com o noivo, Will, ela tem a possibilidade de se sentir livre das pressões sociais e de todo o descontrole emocional que carrega; Johnny, o padrinho, a vida dele não está das melhores, mas a amizade que mantém com Will, parece o manter forte, mesmo que a vida dos dois tenha andado para caminhos completamente diferentes, eles permanecem amigos por um ligação do passado vinda do ensino médio no internato Trevellyan's; Olivia, a madrinha, é um jovem que está incomodada com toda a situação do casamento, ela deseja que a irmã seja feliz, mas Olivia está sendo atormentada por demônios internos, que tanto a mãe, quanto Jules, acreditam vir somente do término do relacionamento com o namorado, as pessoas em volta parecem não enxergar o quão deprimida ela está e nem Olivia se sente em condições de pedir ajuda; Hannah, a acompanhante, é a esposa do melhor amigo da noiva, ela espera que a viagem e o tempo na ilha façam bem para o próprio casamento, já que sente que depois do nascimento dos filhos, ela e o marido não tem mais tempo um para o outro, mas a algo estranho no ar, mesmo tentando não sentir ciúmes da relação entre o marido e Julie, não para de perceber algum tipo de flerte entre os dois; Aefoe, a cerimonialista, apenas quer que tudo saia perfeito, é o primeiro casamento que está sendo realizado na propriedade, e pelo fato de Julie e Will serem famosos, Aefoe espera que possam trazer novos olhares e que mais casais se interessem pelo lugar para realizar cerimonias.

Will é o homem dos sonhos, bonito e galante, tem seu próprio programa na TV, onde faz episódios sobre sobrevivência na natureza, Julie, é dona da própria revista e está sempre compenetrada no trabalho e na organização, formam um casal perfeito e esperam que o casamento também seja perfeito, mas nem tudo são rosas. Um bilhete dizendo que Will é uma farsa e o clima que vai se formando entre os amigos de ensino médio, que parecem venerar a escola de uma forma doentia, vão construindo um ambiente onde qualquer pessoa presente naquele recinto esteja prestes a surtar. E é assim que o luxuoso casamento termina em tragédia: um corpo do lado de fora da festa e tantos suspeitos que é impossível apontar o dedo para um só. 

A trama se desenrola de uma maneira arrastada. Enquanto cada personagem tem o seu próprio segredo que está tentando esconder com unhas e dentes, a autora não constrói uma curiosidade de saber quem está morto, a correlação entre as histórias contadas é um pouco complicada, a capítulos que poderiam ser facilmente cortados. Os segredos são previsíveis, somente o último, consegue ser uma revelação verdadeiramente bombástica, a empatia com os personagens é difícil, a escolha que o livro faz para contar a história não incluiu o leitor como um investigador, constrói somente fatos a serem passados de maneira duvidosa. 

O final deixa um grande gostinho de poderia ter sido melhor. 

Adquira em: https://amzn.to/3D5Lcck ou https://amzn.to/3rfi8fD


Postar um comentário

0 Comentários