Amor além da chuteira – Resenha



"João Pedro é um jovem criado pela avó em um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. É apaixonado por futebol, capitão de um dos melhores times de sua região e, desde sempre, sonha em se tornar um jogador famoso. Porém, quando surge a oportunidade de ser notado, ele descobre que para isso terá que conviver com seu maior rival de infância, Enzo Lopez.
Enzo Lopez também é apaixonado por futebol, no entanto, é capitão de uma escola particular bem renomada, desejando agradar a todos a sua volta, inclusive o pai, um grande investidor famoso. Mas tudo isso acaba sendo demais, quando precisa esconder quem realmente é.
Com um passado oculto em comum e dois times rivais, era difícil manterem-se longe de brigas, mas o destino não quis ajudar. Após uma grande confusão, os diretores das escolas decidiram unir todas as comemorações dos veteranos do ensino médio até a formatura e, achando que evitaria mais problemas, os líderes de ambos os grêmios estudantis puseram os meninos no mesmo quarto em usa viagem de final de ano, ocasionando muita reviravolta nessa relação.
Será que os objetivos serão alcançados até o grande jogo?"

Título: Amor Além da Chuteira - Versão JP

Autor: Izzy Monteiro

Páginas: 185

Ano: 2023

Resenha📖:

JP, ou João Pedro, mas só para os íntimos, é um garoto de 18 anos que estuda no último ano do Centro Técnico Marielle Franco, dentre a vida corrida dos estudos, amigos e morar com a avó, algo que ele não dispensa é ser o capitão do time de futebol do terceiro ano. De uniforme azul, o time sempre está treinando em uma praça perto da escola, porem existe um empecilho, um colégio particular próximo também usa a praça para treinar, e os garotos do Colégio Eliester, não são nada amigáveis, mimados, elitistas e completamente fora da realidade, de uniforme vermelho, eles nunca perdem a oportunidade de provocar os alunos do Colégio Técnico. 

JP não é do tipo que leva desaforo para casa, por mais que saiba que brigar não é a solução, às vezes é impossível evitar que o caos se instale, principalmente quando os garotos do Eliester acham que falar as piores coisas possíveis. Após arranjarem uma enorme confusão, os diretores dos colégios decidem que só há um jeito de acalmar os ânimos, para mostrar a boa convivência, os alunos terceiranistas do Eliester, irão frequentar as atividades de formatura programadas pelos terceiranistas do Marielle Franco, desde festas até viagens.

A rivalidade entre JP e o capitão do time do Eliester, Enzo, transborda para fora do campo, os dois se conhecem há muito tempo e não se gostam, o futebol parece ser apenas a ponta do iceberg e então, em meio a tanto caos, são obrigados a dividir momentos juntos que passam a gerar sentimentos que estavam escondidos e bem enterrados. Mostrando lados que JP e Enzo não esperavam ver um do outro, até o momento em que os colégios se enfrentam no campo de futebol.

A história é bem gostosa de ler, os capítulos terminam com ganchos perfeitos para deixar a atenção presa e a curiosidade com o próximo capítulo. JP, é um personagem interessante, é fácil se apegar a ele e querer defender de todas as maldades que alguns alunos do Eliester podem cometer, ele é engraçado, divertido e amoroso, não escondendo a parte dele que é sentimental, mas, JP, também é levemente irritante o jeito que ele escolhe para lidar com a situação entre ele e Enzo é revoltante. 

A união entre JP e Enzo transborda sentimento, fica claro que o ódio que sentem é muito mais, parte de um desconhecimento do que estão sentindo, do que são, e do que JP causou, do que se odiar verdadeiramente. Isso é provado durante a viagem dos formandos, eles acabam obrigados a conviver e percebem que colocar em palavras, conversar, é um bom pontapé para resolver os problemas, estando mais próximos percebem que toda a inimizade pode facilmente trocar de faceta para o amor. 

Os dois se envolvem de uma maneira rápida e fogosa, existia muito sentimento guardado que precisava sair, e logo estão mais envolvidos do que nunca, nesse momento a escrita ficou um pouco confusa, os personagens se tratavam como se estivessem em um relacionamento de muito tempo, enquanto na contagem de tempo da história, tinha se passado um ou dois dias, por mais que eles se conhecessem desde sempre, a rápida mudança fica perdida entre o tempo. E como nem só de paz e amor se vive uma boa história, logo um deles está encurralado por alguém que ameaça por fim ao romance, JP e Enzo, acabam vivendo a dor da separação.

Não podemos esquecer do futebol, todo o livro está amarrado entre jogos de futebol e a importância que o esporte faz na vida dos protagonistas, o clima competitivo acerta em cheio em relembrar os intercalasses e intercolegiais do ensino médio, dando até mesmo um gostinho de saudades desse tipo de rivalidade e competições, e o quão importantes são para as relações com o mundo em volta.

Amor além da chuteira (versão JP) é um livro que abraça a realidade, trazendo debates concisos sobre a juventude e o que é lidar com a própria vivência, às vezes acertando, às vezes errando, mas nunca desistindo.

Adquira em: https://amzn.to/46yKGQG ou https://amzn.to/3LYEERm


Postar um comentário

0 Comentários